Lavar Sem Espuma


A primeira vez que ouvi falar disto ou deste tipo de produtos fiquei abananada, champôs sem espuma? Como assim? Então mas não é a espuma que lava? 
Pois não, a espuma é só um efeito "secundário" da junção do sal ou cloreto de sódio e de sulfatos, que são químicos um pouco agressivos que ajudam a limpar o cabelo, mas também o vão danificar ao longo do tempo, tiram a sua oleosidade natural, deixam-no "desprotegido" e frágil, principalmente cabelos pintados ou com tratamentos de alisamento ou permanentes, nisto começaram a surgir no mercado champôs sem esses ingredientes associados, e mais recentemente uns champôs com a ausência total desses ingredientes ou substitutos semelhantes, que se inserem numa nova tendência "Co-Washing", isto é, lavar com condicionador, ok não é bem assim lavar o cabelo com amaciador não irá deixar limpo, poderá até funcionar até as primeiras duas ou três vezes mas só vai saturar o cabelo. Então começam a nascer em algumas marcas champôs sem espuma, no fundo são cremes que lavam o cabelo sem o deixar pesado e sem o agredir ao mesmo tempo que o tratam e hidratam.

Recentemente recebi dois novos desses champôs novidade para experimentar e vou falar um pouquinho sobre eles e a minha experiência.



O novo champô da Yves Rocher, chama-se tecnicamente Creme Delicado de Limpeza 200ml, vem dentro de um tubo como um creme de normal, serve para todos os tipos de cabelo, não tem sulfatos, silicones, corantes e parabenos.
Fui cuscar os ingredientes, apesar de não ser farmacêutica ou semelhante para perceber disto, (pouca gente é) no Google já se encontra muita coisa, então os principais ingredientes são Stearyl  e Cetyl Alcohol, que são considerados  um álcool "gordo", isto é, não se misturam na água, funcionam como emoliente da sujidade no cabelo e protector dos fios de cabelo, limpam sem danificar.
Quanto à minha experiência pessoal, é um creme branco e leitoso, tipo uma loção de corpo, tem um cheiro suave muito agradável à flor de Aubépine Hawthorn, não sei bem ao certo a sua tradução para português, nem encontrei mais informação sobre isso, apenas que tem funções protectoras e antioxidantes, o cheiro é realmente muito bom, até há velas da Diptyque Paris com esta flor.

A parte mais estranha mesmo é lavar o cabelo, como não faz espuma, nunca sabemos ao certo onde já tem produto e onde não tem, se chegou lá, se precisa de mais, se foi pouco, enfim, acho que acabo por usar demasiado produto por não conseguir perceber se já chegou a todo o lado, então invisto numa boa massagem por todo o couro cabeludo e depois aplico um pouco no resto do cabelo dou mais uma massagem,  depois passo por água e sinto o cabelo logo diferente, parece que tem uma espécie de película leve e macia nos fios mas diferente de um amaciador, não tão pesado e escorregadio. Depois de secar o cabelo fica super leve e macio, como novo, limpo mas sem estar seco, sinto-o hidratado e brilhante, com um ar saudável, o cabelo não fica oleoso mais depressa o que é óptimo.
Depois temos o Macadamia Flawless, que já é considerado um Creme Condicionador de Limpeza 90ml, vem dentro de uma lata de "spray" mas sai em formato de creme consistente, faz-me lembrar aqueles cremes de barbear que o meu pai usava, uma espécie de pomada que ao esfregar torna-se numa espuma cremosa e muito fina, é tal e qual, sai um creme acastanhado e depois de esfregar torna-se uma espuma branca e fina, mas quando aplicamos no cabelo não fica espuma nem faz espuma, derrete e fica transparente.

Em termos de ingredientes contém Cetearyl Alcohol, que é uma mistura dos Cetyl and Stearyl alcohols, que são emolientes amaciadores usados principalmente nos amaciadores normais, mas além disso ainda tem logo a seguir silicone e glicerina e só depois os óleos essenciais de macadamia, argão e camomila, além disso depois também tem Pantenol que ajuda a manter a hidratação do cabelo.
Quanto à lavagem em si a textura é completamente diferente do Yves Rocher, é bem mais viscoso e pesado, consigo perceber onde já apliquei ou não, também lhe dou uma boa massagem, mas depois de passar por água consigo perceber a diferença no cabelo, está muito mais pesado, escorregadio e macio, tal como se tivesse lavado o cabelo só com amaciador, mas depois de secar o cabelo é que consigo perceber que o cabelo realmente ficou limpo, ao inicio parece que não, parece que só disfarçou e amaciou, o cabelo fica preparado para secar normalmente sem nenhum produto extra para proteger ou hidratar, fica com o acabamento perfeito para o brushing, o cabelo fica como se tivesse acabado de sair do cabeleireiro, macio, brilhante, com aquela "consistência" especial que só os produtos profissionais dão.

Mas como nem tudo são rosas, para mim este produto não funciona como um champô normal, porque no dia seguinte parece que já tenho o cabelo sujo e oleoso, super pesado, sinto que está hidratado, mas é demasiado para o meu cabelo fino e liso, fico toda "lambida" logo, definitivamente não é um produto para cabelos oleosos ou muito finos como o meu, em cabelos com caracois ou ondas e ou secos já ouvi dizer pela Raquel que funciona às maravilhas!
Actualmente gosto de o usar para quando quero ter um cabelo perfeito em pouco tempo, quero ir jantar fora por exemplo, estou à pressa, lavo com este produto e passo a placa alisadora só para controlar os cabelitos rebeldes e fico com o cabelo lindo, brilhante, macio e com vida, para aquele dia ou ocasião é o ideal, é um tudo em um, poupo tempo no amaciador, no leave-in, nos séruns e óleos, mas para uma rotina comigo infelizmente não funciona.

E vocês já experimentaram algum destes?  Conhecem outros que recomendem?


Preços? Onde encontrar?
Yves Rocher cerca de 5€ Nos Catálogos ou Online
Macadamia cerca de 10€ Apenas Online 

15 comentários

  1. Estou farta de ouvir falar destes champôs e devo admitir que até tenho curiosidade em experimentar, mas duvido muito que revolucionem a minha vida. Eu gosto de fazer espuma, faz-me acreditar que tenho o cabelo mais lavado quando tenho muita e gosto de sentir por onde o champô anda para não falhar nenhum bocado.
    Talvez em mim a coisa resultasse melhor, visto que tenho o cabelo grosso. Acho que vou arriscar no da Macademia, só para saber como corre.

    Marta Rodrigues, Majestic xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, eu percebo perfeitamente o teu ponto, também não vou mudar definitivamente para estes champôs, mas é para alternar de vez em quando, o Macadamia por exemplo, como disse, para um cabelo bonito e perfeito é a minha primeira escolha, troco o meu champô regular por ele e sei que não falha, mas é só para certas ocasiões, não é para uso "diário" :p Experimenta, o teu cabelo grosso deve gostar :p
      Beijinho

      Eliminar
  2. Nunca tinha ouvido de shampos sem espuma, até porque eu adoro a espuma. Se calhar até é isso que dá a ilusão de que estamos a lavar bem e se calhar até não estamos de facto... Fiquei curiosa... Quero experimentar!
    A parte do oleoso no dia seguinte assustou-me... Apesar de ter o cabelo seco, ele fica oleoso com facilidade quando coloco certos produtos...

    Beijinhos,
    Vou de Saltos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, só agora entrou mais na moda este tipo de champôs, ainda são poucas as marcas que os têm, mas sim a espuma é apenas ilusão, mas percebo a tua perpectiva, também antes de experimentar era difícil perceber e acreditar que também fosse possível conseguir lavar sem espuma :p
      O Macadamia deixa oleoso mas o Yves Rocher não, e também é mais baratito, experimenta, eu gostei imenso!
      Beijinho

      Eliminar
  3. Também tenho lido algumas coisas sobre esses shampôs sem espuma, em site americanos, fiquei intrigada e ao mesmo tempo curiosa para experimentar. Por isso o post veio mesmo a calhar! No entanto tenho o cabelo um pouco oleoso e conforme diz, talvez não seja boa ideia :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já se fala mais disto aos poucos, o Macadamia para cabelo oleoso não dá :( mas o da Yves Rocher funciona muito bem :D

      Eliminar
  4. Eu já aboli os sulfatos dos meus champôs há algum tempo.
    Neste momento estou a coordenar entre um da tbs (que infelizmente tem sal) e um da Bumble & Bumble.
    Andava a pensar em usar os da Aveeno, mas se calhar vou dar uma oportunidade a este!
    beijoca*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi falar desse da Bumble & Bumble, há na sephora não é?
      Eu andava à procura dum champô "regular" o que recomendas?

      Beijinho

      Eliminar
  5. Também já experimentei vários do género e não funcionam comigo exactamente pela mesma razão, fico com a raiz do oleosa no dia seguinte!
    Bj S

    ResponderEliminar
  6. Já experimentei o Low-Pow da Yves Rocher e estranhei um pouco no inicio porque como disseste não sabia onde o cabelo estava limpo ou não, por não haver espuma, mas depois de passar por agua senti o cabelo muito leve e com a sensação de estar bem lavado. Gostei da experiência! :)
    Beijinhos Renata

    ResponderEliminar
  7. Também experimentei o Low-Pow da Yves Rocher, um pouco a medo, mas como sou conselheira tinha que o fazer para poder dar a minha opinião e aconteceu-me o mesmo, mas depois senti o cabelo leve brilhante. Acho que deve ser ótimo para lavar depois da praia.

    ResponderEliminar
  8. Olá, lendo alguns comentários acho que não ficou muito claro. Existem duas opções: lavar com champô sem sulfatos, derivados de petróleo e parabenos (low poo) e fazer lavagem sem champô (utilizando apenas um amaciador apropriado para co-wash/no poo). Uma técnica pode não funcionar e a outra dar certo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que entendo há champôs sem sulfatos e derivados, que funcionam como um champô regular, e depois há os cremes como estes ou "amaciadores" que além de lavar também tratam o cabelo noutras vertentes, evitando o uso de amaciador/máscara.
      Para mim estes cremes não são uma opção para o dia a dia ou para quem lava muito o cabelo como eu por o ter oleoso, mas para outras pessoas com cabelo seco por exemplo é excelente, lavam uma ou duas vezes por semana e o cabelo fica impecável. É uma questão de encontrar o produto/rotina certa para cada tipo de cabelo :)

      Eliminar
  9. Antes de mais quero agradecer-te por teres partilhado a tua experiência porque não vejo ninguém em Portugal a falar deste assunto e agradecer-te também a resposta. Aquela tinha sido a primeira vez que vim ao teu blog :) Concordo perfeitamente contigo: cada caso é um caso :) Gostaria só de acrescentar que ao aderir a uma destas técnicas é preciso ter em atenção alguns aspectos que vão influenciar o resultado e podem ser a razão de não funcionarem com muitas pessoas. Um champô sem sulfatos (low poo) não elimina parafinas e derivados do petróleo, logo não podemos utilizar produtos com esses componentes, por exemplo nos amaciadores, óleos, leave-in etc, sob pena de esses produtos se acumularem nos fios dos cabelos provocando danos (ex. podem ficar muito secos, sem brilho e quebradiços etc) levando-nos a culpar o champô pelo insucesso. Quanto à lavagem com o amaciador (co-wash/no poo), ao ver a composição do Macadamia Flawless, lê-se na quarta posição o silicone insolúvel Dimethicone, logo não é permitido lavar o cabelo com ele (não é permitido para co-wash mas permitido para low poo);E mesmo que um amaciador não tenha componentes proibidos há-que ter atenção à composição na mesma, por ex. um amaciador com muito óleo, não vai ser bom para co-wash, pois vai deixá-lo pesado e oleoso. Resumindo: apesar de não te teres dado bem com o Macadamia Flawless não desistas destas técnicas nem de experimentar coisas novas e de partilhar claro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou atenta a esta técnica no poo-co wash e quero iniciar, mas não sei qual o produto que deva utilizar.. Pretendia um cowash com um preço agradável e ótimo resultado, tem alguma sugestão ? O meu Cabelo é encaracolado .. Obrigada :)

      Eliminar

Escrever comentário...